quinta-feira, 31 de março de 2016

FAMOSOS QUE FORAM ADOTADOS. E você nem sabia!

"Filhos bem sucedidos não negam o sangue. É uma herança de família, sabe? Está nos genes."
 
Quantas vezes não ouvimos isso? E quantas outras não ouvimos os fracassos de alguns sendo justificados pelo fato de "serem adotados". As pessoas justificam os erros por aquilo que desconhecem. Ou já se esqueceram que foi a filha biológica de uma família rica, que estudava, viajava para o exterior de férias e tinha todos os privilégios, que são negados a muitos, que arquitetou o assassinato de seus pais biológicos (sangue do seu sangue!) de forma cruel?
Não estou dizendo só que filho é uma loteria. Estou dizendo que o ser humano é uma caixa de surpresas.

Mas esse não é motivo desse post.
O motivo dele é mostrar que além dos bem sucedidos filhos biológicos, temos também os bem sucedidos filhos do amor, do coração. Filhos que escolhemos para a vida. Filhos que mesmo não tendo o sangue do mesmo sangue, foram a luta, acreditaram e viveram por seus ideias. São os filhos que sabem que uma família vai muito além apenas dos laços biológicos.
O amor cura, alimenta, guia...
Acompanhem essas histórias. Tirem suas conclusões. E me digam se surpreenderam-se ou não.
Ah! E não são só esses. Tem outros que vocês jamais desconfiariam. Façam suas pesquisas!

John Lennon

John Winston Lennon; (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um músico, guitarrista, cantor, compositor, escritor e ativista britânico.
Foi um dos fundadores da banda britânica The Beatles, em que, junto com Paul McCartney, fez parte de uma das mais importantes duplas de compositores do século XX.
Nunca se soube exatamente quais motivos levaram Julia Lennon a entregar seu filho, John, de apenas cinco anos, aos cuidados de sua irmã mais velha, Mary Elizabeth, mais conhecida como Mimi. Alf Lennon, pai de John, depois de sua tentativa frustrada de raptar seu filho e levá-lo para longe de Julia, sumiu de vez da vida de sua ex-mulher e seu pequeno filho. Julia estava casada com Bobby Dykins e muitos acreditavam que houve uma grande confusão entre eles, pois uma criança tão pequena exigia muita dedicação. Apesar das especulações, Mimi acolheu seu sobrinho em Mendips, sua casa, com um carinho materno que raramente ela havia demonstrado antes. 
John estudou na Dovedale County Primary School até passar no exame Eleven-Plus (ou 11 +). Certa vez, ele citou um acontecimento que ocorreu na escola: "Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi “feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida."

Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de
outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
Morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático. 
Nasceu em São Francisco, filho de Joanne Schieble Jandali Simpson, nascida em Wisconsin, e de Abdulfattah Jandali, membro de uma proeminente família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas. Joanne descobriu que estava grávida e a família católica era contra o aborto, forçando-a a dar a criança para adoção. Jandali voltou para Síria para juntar dinheiro e cuidar do bebê, mas passou muitos meses sem dar notícias o que forçou Joanne a pensar novamente em dar seu filho já que não teria condições de cria-lo.
Então seu bebê foi deixado sob guarda de Paul Reinhold Jobs, mecânico e ex-membro da guarda costeira e Clara Hagopian Jobs, filha de imigrantes armênios. Inicialmente Joanne recusou-se a deixar o abrigo com seus pais, e a assinar os papéis da adoção, pois além de amar o filho, o casal não tinha completado o segundo grau e Joanne temia um futuro miserável ao filho. O impasse só terminou após Paul assinar um compromisso de criar um fundo para enviar o menino à faculdade.

Gonzaguinha

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945 — Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.
Filho legítimo de Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil. "Venho de Odaléia uma profissional daquelas que furam cartão e de vez em quando sobem no palco; ela cruzou com meu pai e de repente eu vim" (Gonzaguinha).
A mãe morreu de tuberculose ainda muito moça, com apenas 22 anos de idade, deixando Gonzaguinha órfão aos dois anos, e o pai, não podendo cuidar do menino porque viajava por todo Brasil, entregou-o aos padrinhos
"Dina (Leopoldina de Castro Xavier) e Xavier (Henrique Xavier), baiano do violão das calçadas de Copacabana, do pires na zona do mangue, morro de São Carlos foram eles que me criaram e por isso eu toco violão." (Gonzaguinha)
As primeiras letras Gonzaguinha aprendeu numa escola local, mas as verdadeiras lições de vida recebeu pelas ladeiras do morro. Quando garoto, para conseguir algum dinheiro, carregava sacolas na feira.
Do pai, recebia o nome de certidão, dinheiro para pagar os estudos e algumas visitas esporádicas. Imerso no dia-a-dia atribulado da população, Gonzaguinha ia aprendendo a dureza de uma vida marginal, a injustiça diária vivida por uma parcela da sociedade que não tinha acesso a nada.
Quando pequeno, Gonzaguinha ouvia Lupicínio Rodrigues, Jamelão e as músicas de seu pai. Gostava de bolero e era assíduo freqüentador de programas sertanejos. Ouvia também muita música portuguesa, pois D. Dina sua madrinha e mãe adotiva, era filha de portugueses e manteve-se ligada às tradições familiares.

Marcos Paulo

Marcos Paulo Simões (São Paulo, 1 de março de 1951 — Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2012) foi um ator e diretor de televisão e cinema brasileiro.
Participou de importantes novelas, como "O Morro dos Ventos Uivantes", de autoria do seu pai. Em 1970, com 19 anos, foi para a TV Globo, onde participou de importantes trabalhos, como "Minha Doce Namorada", "Uma Rosa com Amor", "Gabriela", "Brega e Chique", "Roque Santeiro", "Tieta", "Páginas da Vida"e tantas outras.
Foi casado quatro vezes. O primeiro casamento foi com a jornalista Márcia Mendes e o segundo com a também jornalista Belisa Ribeiro. Depois, se casou com Renata Sorrah, com quem tem uma filha, Mariana. O quarto casamento foi com a atriz Flávia Alessandra, com quem tem filha, Giulia. Aos 20 anos, porém, namorou a modelo italiana Tina Serina que teve uma filha de Marcos Paulo, Vanessa.
O ator e diretor morreu dia 11 de novembro de 2012, aos 61 anos, de embolia pulmonar.
Não conheceu seu pai e sua mãe biológica faleceu durante seu parto. Seu pai adotivo é o novelista Vicente Sesso, autor de tantas novelas, como "Sangue do Meu Sangue". Ainda criança, frequentava os estúdios de gravação da TV Tupi, da TV Excelsior e da TV Bandeirantes.

Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata ('Pai').
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica.
Mandela passou 27 anos na prisão. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país. Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Denunciado como sendo um terrorista comunista por seus críticos, ele acabou sendo aclamado internacionalmente por seu ativismo e recebeu mais de 250 prêmios e condecorações, incluindo o Nobel da Paz em 1993. Em sua vida privada, enfrentou dramas pessoais mas permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país.
Quando Mandela tinha nove anos de idade, o pai morreu de doença pulmonar, o que fez com que sua vida mudasse drasticamente. Ele foi adotado pelo chefe Jongintaba Dalindyebo, regente da tribo Thembu – gesto feito como um favor ao pai de Mandela, que, anos antes, havia recomendado Jongintaba para chefe.

Milton Nascimento
 
Milton do Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942), apelidado "Bituca", é um cantor e
compositor brasileiro reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967.
Valendo-se do filão engajado da pós-ditadura, participou em 1985 do Nordeste Já, versão brasileira do USA for Africa que criou as canções "Chega de Mágoa" e "Seca D'água".
O diretor Marcelo Flores está preparando um filme celebrando os 50 anos de carreira do cantor, Milton - A Voz. Híbrido de documentário e ficção, o filme incluirá além de cenas atuais, recriações de passagens da vida de Milton com o músico interpretado por Fabrício Boliveira.
Milton nasceu em uma comunidade da Tijuca, no Rio de Janeiro. Filho da empregada doméstica Maria do Carmo do Nascimento, que fora abandonada grávida por seu primeiro namorado. Após os patrões descobrirem a gestação, demitiram-na. Maria do Carmo registrou o filho como mãe solteira. Mesmo muito pobre, tentou criar Milton, com ajuda de sua mãe, uma pobre viúva, também empregada doméstica, mas, ainda muito jovem, entrou em depressão e veio a falecer de tuberculose antes de Milton completar dois anos. Milton ficou entregue aos cuidados da avó.
Uma das duas filhas do casal para o qual sua avó trabalhava, a professora de música Lília Silva Campos, era recém-casada e não estava conseguindo engravidar. Imediatamente, Lília apegou-se a Milton e propôs adotá-lo. A avó concordou, desde que o trouxessem para ela vê-lo algumas vezes e não tirassem o nome da sua mãe do registro. O casal concordou e Milton foi então adotado por Lília e seu marido Josino Campos, dono de uma estação de rádio. A família mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais. Por alguns anos ele foi filho único. Mesmo fazendo tratamento, Lília não engravidava. O casal, então, passou a visitar orfanatos e adotou um menino e, poucos anos depois, uma menina. O casal só teve uma filha biológica, alguns anos depois. Milton sempre soube ser adotado, assim como seus irmãos.





Um comentário: