segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ser um exemplo.

Educa-se pelo exemplo.

Eu sempre acreditei nisso. Ainda acredito.
Tenho minha mãe, que ainda me educa até hoje sendo o exemplo de pessoa que é. Tem o dom de perdoar de coração, coisa que com a vontade Deus um dia eu aprendo. Não é que não perdoo, é que demoro um certo tempo (que não é tão pouco) para aceitar a situação e realmente perdoar. Bom, nunca disse que era perfeita. Só tento ser uma pessoa melhor todos os dias e nisso eu sou boa.
E claro que tem meu marido. Super parecido com minha mãe.
Ele tem o dom de acordar de bom humor todos os dias mesmo estando extremamente cansado e de, mesmo que o dia tenha sido péssimo, ver o lado bom de tudo aquilo. Costuma me dizer que a única pessoa que tem o poder de estragar o seu dia é você mesmo e que optou por fazer de todo dia um bom dia. Sinceramente eu acho isso sensacional! Só preciso colocar mais em prática tudo isso que aprendo e fazer com que cada pequeno instante da minha vida se torne um grande momento.
Prometi pra mim mesma que vou tentar mais e que cada vez que alguém vier reclamar de algo sem sentido, vou analisar e agradecer o que tem de bom naquilo.
O que se torna preciso na vida da gente é reclamar menos. É agradecer mais. É doar mais. Só que doar de coração.
Já ouviu falar da "lei do retorno"? Sim, aquela que quanto mais você pratica o bem mais o bem vem pra você. Mas não adianta fazer esperando algo em troca. Só faça se tocar em seu coração, porque daí sua vida fica mais leve e tudo flui bem.
E quando uma pessoa negativa começar a reclamar demais do seu lado, não precisa fazer um discurso para que ela deixe de fazer isso. Apenas pense em cada ponto negativo que ela diz e tente ver se realmente é tão ruim assim. "Nossa, o trânsito tava terrível hoje!": sinal de que você teve condições de comprar um carro. "Olha o tamanho da fila do cinema!": que bom que você pode sair para se divertir. "Poxa, tinha que chover hoje?": estava precisando baixar a poeira e melhorar a qualidade do ar. "Caramba, tô moído hoje. O trabalho foi cansativo!": que bom que tem um trabalho para garantir seu sustento. "Precisava fazer tanto frio?": hora de dar uma revisada no guarda-roupas e fazer umas doações, bem lembrado!

Dei voltas e não falei nada? Claro que não!

Tem muitos papais e mamães que conhecem a receita do que estou falando. Quando você faz o melhor, seu filho vê isso e aprende que fazer o bem é uma coisa ótima. Que sorrir torna o dia mais bonito.
E nós decidimos que vamos ensinar ao nosso filho que ele pode fazer com que todo dia seja UM DIA FELIZ!





Nenhum comentário:

Postar um comentário