quarta-feira, 15 de abril de 2015

Providenciando documentos.



Os primeiros passos parecem tão difíceis. A gente fica com tanto medo de nada dar certo, mas quando começamos a reunir tudo, vemos que não é tão difícil assim.
A primeira visita ao Fórum de Santo André, onde se encontra a Vara da Infância e Juventude, nos levou até um senhor muito educado que explicou a lista de documentos a serem providenciados:

  1. Cópia simples do RG e CPF (frente e verso).
  2. Cópia da certidão de nascimento (caso solteiro).
  3. Cópia autenticada da certidão de casamento.
  4. Atestado civil e antecedentes criminais (que pode ser retirado dentro do próprio fórum mesmo).
  5. Comprovante de residência.
  6. Comprovante de rendimento.
  7. Atestado de sanidade física e mental (carimbo com nome e CRM do médico).
  8. Fotos da residência (interna e externa) e do casal.
  9. Formulário (que recebe junto com a lista de documentos) preenchido.
Depois de reunidos os documentos, voltar na Vara da Infância e Juventude para entrega. No caso do casal, os dois devem estar presentes para assinar o requerimento.
O Fórum de Santo André é aberto ao público a partir das 12:30.

Como na Internet você encontra tudo de bom e tudo de ruim ao mesmo tempo, comecei a pesquisar a experiência de outras pessoas nesse processo.
Quando li sobre o atestado de sanidade física e mental,  quase entrei em pânico. Dois casos que li diziam que tinham gasto quase mil reais cada para conseguir o atestado.
Graças a Deus e a bons médicos, com exames de sangue e eletrocardiograma recentes, fomos ao clínico que nos acompanha de longa data. Depois de uma longa conversa e análise, ele viu que nosso acompanhamento continua bem e providenciou os atestados.
Antigamente eu não dava importância ao "médico da família". Hoje tenho certeza do quanto um acompanhamento como esse se faz necessário.
Após a entrega dos documentos, vamos esperar para tentar a primeira entrevista (ou curso, como nos disseram) no dia 11 de maio.
Tudo indo no caminho certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário